Publicações
ELEIÇÕES 2022 na Amazônia
56,5%
dos amazônidas acreditam que a região não recebe a importância que merece nos debates políticos
49%
das mulheres amazônidas afirmam que a Amazônia não está bem representada politicamente em nível regional
Esses são alguns dos resultados da pesquisa “Eleições 2022 na Amazônia”, que ouviu eleitoras e eleitores nos 9 estados da Amazônia Legal para entender as opiniões, críticas e desejos da população votante na Amazônia para o próximo pleito eleitoral.
A pesquisa, realizada pelo Instituto Action, é um levantamento inédito e atualizado de como pensa o eleitorado desta parte do Brasil, que representa 59% da extensão territorial do país. Assunto frequente em debates políticos e internacionais, a Amazônia carece de espaços em que as vozes de seus povos sejam expressas.
84,5%, a maioria expressiva dos entrevistados, concordam que a conservação da Amazônia precisa fazer parte do plano de governo dos candidatos à Presidência nestas eleições. Quase 80% acredita que o Brasil deve ter leis mais severas contra o desmatamento.
CONFIRA MAIS DADOS DE DESTAQUE:
78,2%
do eleitorado concorda que a conservação da floresta gera qualidade de vida para a população brasileira.
79,5%
dos eleitores amazônidas acreditam que os povos que vivem na floresta precisam ter seus direitos e vidas respeitados para garantir que a floresta permaneça viva.
82,2%
da população votante na Amazônia afirma que as queimadas na floresta impactam negativamente a sua saúde e a da sua família.
87,4%
do eleitorado amazônida concorda que as escolas deveriam ensinar mais sobre a Amazônia.